Estela Ceregatti inicia segunda fase da turnê “Canteiro” com shows pelo país
A cantora cuiabana Estela Ceregatti iniciará na próxima semana a segunda fase da turnê “Canteiro”, com shows em várias cidades do país. Na segunda-feira (29), às 20h, a artista se apresentará no palco do Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães. A entrada é gratuita.
Após esse show, a “cantautora” como ela mesmo se define, pega a estrada e terá uma série de apresentações por cidades brasileiras. Já no dia seguinte, 30 de julho, ela se apresentará na Casa Outuno durante o Festival Tranquilo, em Belo Horizonte (Minas Gerais), às 20h30 e terá participação especial de Bia Nogueira.
No dia 1 de agosto, Estela sobe no palco do Festival da América Latina Hacktown, na cidade de Santa Rita de Sapucaí (Minas Gerais). No dia 3 de agosto, a turnê vai para a cidade de Belém do Pará, com show marcado às 20h, no projeto Sesc Ver o Peso e a cantora Márcia Kambeba fará uma participação especial. Já no dia 8 de agosto, Estela Ceregatti estará no Festival FORMEMUS, em Vitória (Espírito Santo).
“A agenda está lotada e vamos nos próximos dias percorrer o país levando nossa música e sonoridade da turnê Canteiro, um projeto que foi desenvolvido com muito carinho por uma equipe fantástica. A expectativa é a melhor possível”, afirma Estela Ceregatti.
O encerramento da turnê Canteiro está marcado para o dia 30 de agosto, às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Para fechar com chave de ouro, Estela terá participações especiais de Natally Sena, sua filha Jhoana Ceregatti e da sua parceira musical, a cantautora nordestina da Paraíba, Socorro Lira. “ No meu álbum Terra, Força, Mulher tem duas composições com Socorro Lira que é uma artista maravilhosa. Hoje, ela mora em São Paulo e é idealizadora do Prêmio Grão de Música, umas maiores premiações musicais do Brasil. É escritora, poeta, tem uma trajetória incrível e estará conosco no encerramento da nossa turnê”, destaca Estela.
PRIMEIRA FASE DA TURNÊ – A turnê do show “Canteiro” iniciou em Chapada dos Guimarães, no dia 16 de março deste ano. O segundo show foi no Itaú Cultural, em São Paulo e a cantautora levou para a capital paulista instrumentos mato-grossenses como o mocho (percussão) e a viola de cocho entrelaçados com um toque contemporâneo e experimental ampliado através da presença dos músicos que enriquecem a sonoridade do trabalho com outros instrumentos, como: piano, acordeom, violino e guitarra.
A turnê Canteiro surge com a aprovação do projeto por meio da Lei Aldir Blanc, junto à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com shows em cinco cidades brasileiras.
O projeto conta com uma equipe muito bem-preparada. Estela Ceregatti assina a direção-geral e a direção artística-musical. Conta também com Dani Paula Oliveira, na produção artística; Enio Castilho e equipe, na produção executiva; Jhon Stuart, na produção musical; Priscila Freitas, na concepção de iluminação; Nathally Sena, na consultoria histórica de cena; Barral Lima (MG) na produção local (BH e PA); Alessandra Grandini, na produção local (Cuiabá, Chapada e São Paulo); Amanda Homem, na identidade visual e vídeo motion; Alice Pereira, no figurino e cenografia; e Juliana Segovia, na projeção de Imagens.
Estela Ceregatti
Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, sonoplasta, professora de canto, cantoterapeuta e regente em Cuiabá (MT). Graduada em música pela UFMT, é especialista em Antropomúsica – SP, pós-graduada em Canto e Cantoterapia pela Faculdade Rudolf Steiner (SP) e mestranda em Antropologia Social pela UFMT.
Expoente da música mato-grossense, foi vencedora do prêmio profissionais da música no Music pro Awards em Brasília (DF) em 2018 na categoria criação, finalista na mesma premiação na categoria melhor autora em 2019 e premiada em 3 categorias do PPM 2023. Foi também premiada pelo Prêmio Grão de Música (SP) 2017, Prêmio Respirarte em 2020, Prêmio Brasil ao Natural em 2021 e Funarte Retomada 2024.
Com cinco álbuns autorais lançados, estela tem três álbuns solos: “Ar” – 2017, “Cacica” – 2022 e “Terra Força Mulher” – 2022 e dois álbuns com o grupo Monofoliar: “Monofoliar” – 2013 e “Simbiose” – 2015. Ela se prepara para lançar seu novo álbum em 2024 “Do rio para o mar”, contemplado pelo Funarte Retomada.
Além de se dedicar à sua carreira solo e representar Mato Grosso em diversos festivais nacionais e internacionais, a artista tem participação efetiva em concertos com orquestras e outros grupos locais, seja como cantautora ou intérprete.