Grupo Viver Capoeira de Garanhuns faz live com apresentação musical
Valmir Martins (Contramestre Escorpião) e Carlos Alberto Lima (Monitor Teco), integrantes do Grupo Viver Capoeira – Garanhuns, realizam live com músicas autorais de capoeira neste domingo (27) a partir das 15h. A apresentação será simultânea nas redes sociais dos dois e conta com canções do CD Viver Capoeira vol.1, lançado em 2015 pelo grupo, e outras inéditas.
“Antigamente a música era utilizada para avisos, todas as músicas continham uma mensagem. Assim é a música na Capoeira. A arte da cantoria nos aproxima de nossos antepassados, expressar todos os nossos sentimentos, também é um alerta aos capoeiristas e para toda a sociedade. Vamos transformar tudo em Axé”, ressalta Monitor Teco, que foi finalista em 2020 no concurso do International Capoeira Association (ICA) na categoria musical.
Carlos Lima e Valmir Martins já levaram suas canções para várias competições que representaram Pernambuco, Brasil e o Mundo. O Contramestre Escorpião foi até as oitavas no Mundial Axé Capoeira 2015 (participação), campeão Brasileiro no Torneio do grupo Moriá Brasil – AL – 2018, campeão do Canta e Me Encanta, Torneio musical Viver Capoeira Garanhuns-PE – 2019, 3° colocado em 2018 neste mesmo torneio e também teve participação do torneio Internacional Musical da ICA em 2020 músicas autorais com a canção A Escravidão.
Já o Monitor Teco, foi campeão no Torneio Musical autoral canta e me encanta de 2016, 2° Lugar em 2018 e 2019 neste mesmo evento, em 2017 foi campeão Regional no Torneio Viver Capoeira categoria graduado, e 4° Lugar absoluto (de Graduado a Professor) e em 2020 foi 6° lugar, chegando às finais do International Capoeira Association, na categoria de músicas autorais com a canção Negro Chegou.
O Grupo Viver Capoeira existe há 15 anos e foi fundado pelo Mestre Índio, Ernesto Cavalcante, em Fortaleza, Ceará. No entanto, está espalhado por diversos estados do Brasil como: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Pernambuco. Garanhuns liderada pelo Contra Mestre Escorpião, Valmir Martins, e Arcoverde pelo Mestre Canguru, Tarcísio Leite são as duas cidades-sedes do Viver Capoeira aqui no Estado.
Por Diario de Pernambuco