Após chuvas, Defesa Civil de Pernambuco alerta: quem estiver na rua deve voltar para casa
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), alertou na tarde desta quinta (13), que a população deve evitar se expor nas ruas por causa das fortes chuvas que estão caindo em várias regiões.
“Quem estiver fora, deve voltar com tranquilidade. Quem puder, deve ficar em casa, em segurança”, declarou o coordenador do órgão, major George Vitoriano.
O alerta do coordenador da Codecipe foi feito às 15h desta quinta; Ao G1, Vitoriano disse que era necessário evitar a exposição nas ruas, sobretudo, a partir do fim da tarde, por causa do pico da maré, às 17h.
“Teremos uma maré de 2,2 metros. Com essa intensidade de chuva que continua caindo, poderemos ter ainda mais alagamentos e as pessoas podem enfrentar mais problemas”, disse.
O major disse, ainda, que ao voltar para casa, as pessoas devem avaliar a situação do trajeto, É preciso, segundo ele, tomar cuidado com áreas de córregos e canais.
Outro alerta foi feito aos pedestres e passageiros de ônibus. “É preciso ficar atento a áreas com ligações elétricas, para evitar choques”, comentou.
Para os motoristas, o coordenador da Codecipe ressaltou a importância de checar as condições dos veículos, para evitar acidentes e problemas mecânicos provocados pela água.
“Muito importante é que os moradores de áreas de risco em morros fiquem atentos, principalmente, de noite, no período em que não é possível visualizar com segurança a situação das barreiras”, afirmou.
Ele disse, ainda, que em caso de algum problema, é preciso acionar as defesas civis municipais ou o Corpo de bombeiros.
Nesta quinta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre chuvas fortes. Segundo a agência, a previsão era ultrapassar os 150 milímetros de precipitação.
No Recife, choveu, em 12 horas, mais de 30% do esperado para todo o mês de maio, o que provocou transtornos.
Da redação do PE News com informações do G1 Pernambuco