Hérnia de disco: fisioterapeuta explica sobre a importância do diagnóstico precoce

Hérnia de disco: fisioterapeuta explica sobre a importância do diagnóstico precoce

Limitação para se locomover, dormência e dores constantes são alguns dos sintomas de quem sofre de hérnia de disco, problema que afeta mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. Essa lesão normalmente não tem cura, sendo tratada com medicamentos e fisioterapia, mas podendo evoluir para procedimentos cirúrgicos em cerca de 5 a 8 % dos pacientes que fazem fisioterapia.

De acordo com o fisioterapeuta, Paulo Koury, as hérnias de disco surgem em sua maioria por alterações genéticas ou por causas ambientais. Por isso, a atenção para os sintomas devem ser redobrada, pois, somente a dor de cabeça supera a dor lombar. “Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta pode causar dores ou lesões na coluna com o passar do tempo. Se não tratada de forma correta, a hérnia pode virar a principal causa de invalidez aliada à idade”, explica.
Seu principal sintoma é uma dor forte na parte da perna onde a raiz nervosa afetada é responsável pela sensibilidade. Conforme a localização do disco intervertebral que apresentou a hérnia, a dor será em locais diferentes. Para a tratamento, é aconselhável analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática, além da fisioterapia.
Inicialmente, a fisioterapia é analgésica, com medidas físicas que ajudam a diminuir a dor. Quando ela cede, passa a ser motora e serão realizados exercícios para estabilizar a coluna, com o condicionamento e fortalecimento dos músculos da região lombar, abdômen e região da cervical.
SERVIÇO
Clinica Ortho Fisioterapia
Zona Norte do Recife – Rua Dr. Virgilio Mota, 48, Parnamirim
Contato: (81) 32665789

Clinica IFD
Zona Sul do Recife – Av. Conselheiro Aguiar, 2333, Boa Viagem, sala 404
Empresarial João Roma
Contato: (81) 981444555 Marcação pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *