Delegada Gleide Ângelo na luta pela implantação de nova Delegacia da Mulher no Sertão

Delegada Gleide Ângelo na luta pela implantação de nova Delegacia da Mulher no Sertão

Deputada esteve em reunião com prefeito de Arcoverde e os secretários estaduais de Defesa Social e da Mulher

A Delegada Gleide Ângelo participou de uma reunião, nesta sexta-feira (02), com o novo Secretário de Defesa Social, Humberto Freire, a Secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira, além de o Prefeito de Arcoverde e a Coordenadora da Mulher daquele município, Wellington da LW e Micheline Valério. Em pauta, questões fundamentais para a segurança das mulheres arcoverdenses – a implantação de uma Delegacia da Mulher, assim como o fortalecimento do programa Patrulha Maria da Penha, que atende às vítimas sob medida protetiva.

Assim como em outros municípios pernambucanos, a subnotificação dos casos de violência doméstica e sexual é um dos maiores problemas para o funcionamento da rede de proteção. De acordo com dados divulgados pela própria SDS, de janeiro a maio deste ano foram registrados 231 boletins de ocorrência de violência doméstica ou sexual em Arcoverde. Em todo o ano de 2020, foram 620 casos. “_Por experiência própria, sei que os números não traduzem a realidade. Por isso, é nosso dever criar mecanismos para que estas mulheres confiem na rede oferecida pelo Estado; elas precisam ter a confiança de que estão seguras e que estarão protegidas. A implantação da Delegacia da Mulher é fundamental pelo atendimento diferenciado, que nem sempre pode ser ofertado pelas distritais (delegacias). A mulher que vai buscar ajuda está fragilizada_”, explica a deputada. 

Pernambuco tem em funcionamento, atualmente, 11 delegacias especializadas para o atendimento à mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina. A ampliação das Delegacias de Proteção às Mulheres é uma prioridade, uma vez que o estado contém 185 municípios e a Delegada tem sido uma importante defensora da causa junto ao Governador Paulo Câmara. 

PATRULHA – Consciente de que o trabalho da rede de proteção não se encerra nas delegacias, a Delegada Gleide Ângelo também destinou uma emenda parlamentar para a Secretaria da Mulher do Estado a fim de viabilizar o desenvolvimento de softwares de monitoramento para o serviço das Patrulhas Maria da Penha, que atua fazendo a segurança das mulheres que estão com medida protetiva ou que entraram com este pedido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *