Marília Arraes coordena, na Câmara dos Deputados, solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo, que premiará personalidades brasileiras

Marília Arraes coordena, na Câmara dos Deputados, solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo, que premiará personalidades brasileiras

Segunda secretária da Casa, a pernambucana indicou como homenageados Fernando Lyra e Alexandre Padilha

A Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira (24), às 10h, sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães para a entrega da Medalha Mérito Legislativo. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube é coordenada pela Segunda Secretaria da Casa, que tem como titular a deputada federal Marília Arraes. 

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa a cada agraciado.

Dentre os homenageados deste ano estão o Papa Francisco; o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, o fotógrafo Sebastião Salgado, o ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sendo os dois últimos indicações da deputada Marília Arraes. A lista completa dos agraciados está disponível no portal da Câmara.

PERSONAGENS

FERNANDO LYRA (in memoriam) – O pernambucano Fernando Soares Lyra era advogado e um dos principais nomes políticos do Estado. Exerceu seis mandatos de deputado federal por PE, além de ocupar o cargo de Ministro da Justiça, entre 1985 e 1986, no mandato do ex-presidente José Sarney. Seu ingresso na vida pública se deu pelo Movimento Democrático Brasileiro(MDB), partido pelo qual foi eleito pela primeira vez em 1966. A ditadura militar (1964-1985) já dominava o país e a oposição ao regime levou Lyra a aderir à ala dos “Autênticos do MDB”, parlamentares que pautaram sua atuação – dentro e fora do Congresso – pela retomada da democracia. Foi um dos principais incentivadores e coordenou a campanha que levou à vitória a chapa liderada por Tancredo Neves (presidente) e José Sarney (vice-presidente) na eleição indireta para a Presidência da República em 1985. Lyra, falecido em 2013, foi ainda uma das principais inspirações para a deputada Marília Arraes iniciar sua carreira política. 

ALEXANDRE PADILHA – Médico formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), especializado em Infectologia pela USP, Alexandre Rocha Santos Padilha traz na bagagem a coordenação da campanha do ex-presidente Lula em 1989 e 1994. No Executivo, Padilha assumiu em 2011, a Secretaria de Relações Institucionais e foi ministro da Coordenação Política do Governo Lula. Na gestão da presidenta Dilma Rousseff, foi ministro da Saúde e se destacou como o principal responsável pela implantação do Programa Mais Médicos. Na Prefeitura de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, exerceu o papel de secretário de Saúde do Município. Hoje, Padilha atua na bancada do PT na Câmara dos Deputados, ao lado da deputada pernambucana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *